O Escapulário de São José

Publicado em News.

HISTÓRIA

 

escapulrio_1

 

Em Aylesford, Inglaterra, Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock, quando este suplicava com muito fervor à Mãe do Carmelo a sua proteção, recitando a bela oração por ele composta: "Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!".Terminada esta prece, levanta os olhos marejados de lágrimas, vê a cela encher-se, subitamente, de luz. Rodeada de anjos, em grande cortejo, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com inexprimível ternura maternal: “Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno’’.

escapulrio_2

Essa graça especialíssima foi imediatamente difundida nos lugares onde os carmelitas estavam estabelecidos, e autenticada por muitos milagres que, ocorrendo por toda parte, fizeram calar os adversários dos Irmãos da Santíssima Virgem do Monte Carmelo.São Simão Stock atingiu extrema idade e altíssima santidade, operando inúmeros milagres, tendo também obtido o dom das línguas; foi chamado a pátria celeste por Deus em 16 de maio de 1265.Nossa Senhora voltou ao céu e o Escapulário permaneceu como sinal de Maria. Na última aparição de Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário e vem com São José e o Menino Jesus para abençoar o mundo.

escapulrio_4

 

No dia 14 de julho de 2000, Edson visitou Aylesford com uma amiga sua, Marina Hodking, que mora a São Paulo. Isto aconteceu quando sua amiga foi visitar a Itália pelo mês de julho.Edson se encontrava neste período em Brescia, na casa de seus amigos. Marina antes de ir até a Inglaterra convidou Edson a vir junto com ela. Ele permaneceu duas semanas na Inglaterra e pode visitar o Santuário de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

Na Inglaterra, Edson teve algumas aparições de Nossa Senhora, de Jesus e de São José, que lhes falaram sobre a devoção dos três Corações e sobre acontecimentos futuros, muito tristes, que deveriam ocorrer neste país.

escapulrio_6

Em Aylesford, quando Edson se encontrava no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, visitou a capela de São José com sua amiga. Nesta capela, ele teve uma aparição da Sagrada Família. Esta aparição chamou muito a atenção de Edson: Nossa Senhora, acompanhada do Menino Jesus e São José, segurava em suas Mãos, um escapulário, mas não o escapulário da ordem do Carmo, e sim, um escapulário diferente, de cor branca, onde Edson pode distinguir bem os três Corações. Terminada a aparição, Edson mencionou o ocorrido e o que viu a sua amiga Marina e ficou muito pensativo sobre esta visão, porque ainda não compreendia por completo, o pedido dos três Corações.

escapulrio_7

Já em Londres, quando ele foi à celebração da Santa Missa, teve uma revelação de Deus, que lhe mostrava numa visão os três Corações de Jesus, Maria e José unindo-se num só Coração. Esta visão se repetiu por três vezes, para que ficasse impressa em sua mente e ele não se esquecesse dela, não tendo a menor sombra de dúvida quanto à unidade indivisível dos Corações de Jesus, Maria e José. "Analisando a natureza do matrimônio, quer Santo Agostinho, quer São Tomás de Aquino situam-na constantemente na «união indivisível dos ânimos», na «união dos corações» e no «consenso»; (15) elementos estes, que, naquele matrimônio, se verificaram de maneira exemplar. No momento culminante da história da salvação, quando Deus manifestou o seu amor pela humanidade, mediante o dom do Verbo, deu-se exatamente o matrimônio de Maria e José, em que se realizou com plena «liberdade» o «dom esponsal de si» acolhendo e exprimindo um tal amor. "( João Paulo II -Encíclica Redemptoris Custos, 15.08.1989)

escapulrio_8

No dia 16.07.2001, Edson se encontrava na cidade de Sciacca, província de Agrigento -Sicilia, Itália, visitando o grupo de jovens formados ali. Pela parte da tarde, depois de ter rezado o terço e dado o seu testemunho na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, dos frades capuchinhos,teve uma aparição da Sagrada Família diante das pessoas presentes.

escapulrio_9

Nesta aparição, Nossa Senhora lhe deu uma mensagem e depois lhe disse: "Preste bastante atenção ao que eu irei lhe mostrar. Como você verá mande fazer um escapulário. Este será o escapulário de São José. Meu Filho Jesus e eu desejamos que todos o usem com fé e amor, honrando profundamente o meu Esposo José como ele merece. Quem o trouxer consigo receberá a proteção de Deus por meio do seu Coração Castíssimo e do seu manto protetor, assim como muitas graças do céu necessárias a salvação e a santificação." Edson viu aparecer por sobre a Sagrada Família a escrita em cores douradas: Coração Castíssimo de São José" e abaixo: Sede o guardião da nossa família!"

escapulrio_10

Logo em seguida a visão desapareceu dando lugar aos três Corações iluminados e radiantes. Do Coração de Jesus saiam dois raios que se dirigiam ao Coração Imaculado de Maria e ao Coração Castíssimo de São José e deles raios que se dirigiam ao mundo. “Acima dos Corações apareceu escrito em cores douradas: Jesus, Maria, José” e abaixo deles: Eu vos amo, salvai almas!”... Logo depois desta visão, Nossa Senhora voltou a aparecer com o Menino Jesus e São José. Os três abençoaram juntas as pessoas presentes e desapareceram na claridade da linda luz que os envolviam. Edson não sabia que no dia em que esta aparição ocorreu se comemorava na ordem do Carmelo e na Igreja em todo o mundo os 750 anos da entrega do Escapulário por Nossa Senhora a São Simão Stock. Era um dia muito especial para os Carmelitas, um acontecimento grandioso na Ordem do Carmo e o dia em que Jesus e Nossa Senhora pediram o escapulário de São José a Igreja e ao Mundo, como proteção especial para todas as famílias do mundo inteiro.

Para se receber o escapulário de São José é necessário fazer a oração do Sagrado Manto de São José por trinta dias consecutivos, em memória dos trinta anos de vida vividos por São José com Jesus Cristo, Filho de Deus. Confessar-se e participar da Santa Missa. A Celebração da Imposição do Escapulário seja feita na festa de São José no dia 19 de março ou na festa do seu Coração Castíssimo, a quarta-feira que segue após a festa dos Corações de Jesus e Maria, ou em cada primeira-quarta feira do mês.

ORAÇÃO DA BENÇÃO DO ESCAPULÁRIO DE SÃO JOSÉ

O ministro com os braços alargados pronuncia esta oração de benção:

Ó Deus, Autor e fonte de toda santidade, que chama a plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade aqueles que fizestes nascer da água e do Espírito Santo. Olha com benevolência aqueles que estão para receber devotamente o Escapulário de São José, que o levarão diligentemente como sinal da sua oferta ao Coração Castíssimo e Virginal de São José. Fazei que eles deixando-se amar e guiar por São José e, imitando as suas virtudes e perfeições, sejam protegidos contra os assaltos do demônio, sejam afervorados na fé e no amor ao Coração Divino de Jesus e ao Coração Imaculado de Maria e obtenham a graça de chegarem à perfeição do amor e à perfeita santidade como ele viveu, para a glória da Santíssima Trindade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Segue a aspersão com a água benta.

FÓRMULA DA IMPOSIÇÃO

O sacerdote impõe então o Escapulário em cada um dos fiéis que lho pedir e diz:

Recebe este escapulário, sinal do Manto protetor de São José: o seu Coração Castíssimo e Virginal te proteja contra todo mal e perigo; te proteja na santa pureza da alma e do corpo e te conceda toda Graça Divina no tempo e na eternidade. Amém!

Sacerdote: Coração Castíssimo de São José!        Fiel: Sede o guardião da nossa família!

Sacerdote: Jesus, Maria e José, eu vos amo!      Fiel: Salvai almas!

Se necessário, o sacerdote pode dizer uma única vez para todos, em voz alta, a fórmula de imposição do Escapulário. Todos respondem juntos: Amém. E se aproximam do ministro para receberem o escapulário.

Share this post

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to Twitter

Doações

 

Aceitamos

aceitamos
aceitamos
aceitamos
aceitamos
aceitamos

Outra Forma de Doação

Ajude a construir o Santuário de Nossa Senhora. Faça a sua doação:

Banco Bradesco

Agência: 3704-4

Conta: 532900-0

Swift: BBDEBRSPMTZ

Código IBAN: BR 70 6074 6948 0370 4000 5329 000C1

 

Caixa Econômica Federal

Operação:003 Número: 104

Agência: 3205  Conta: 415-1

(EXTERIOR)Código swit: dresdeffxxx
Conta Bancaria: dresdner
No. 800962400 (Através da conta da Caixa)

 

Banco Itaú

Agência: 1557

Conta: 07193-1

 

ESTAMOS ATENDENDO EM NOSSA SEDE!

Adquira seu bilhete e sua vaga no ônibus de peregrinação da A.R.R.P.I. para as peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora em Itapiranga!

Associação Rainha do Rosário e da Paz de Itapiranga (A.R.R.P.I.)


ENDEREÇO:

Rua Campos Salles, n.578, Bairro Dom Pedro I, CEP: 69.040-660 ( próximo ao CECON e ao lado do prédio da Dismonza  e Rua Quirino da Costa Coutinho, s/n – Bairro Jardim Primavera CEP: 69.120-000 Itapiranga –AM

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De segunda à sexta: de 14h às 17h.

E-mail:arrpi@yahoo.com.br

           itapiranga0205@gmail.com

Tel: (092) 3343-9540 / 99324-5792 

 

VOCÊ QUER VISITAR O SANTUÁRIO?

 

Querido sacerdote, você deseja conhecer  o Santuário de Itapiranga, com o grupo da sua Paróquia? Ou você coordenador de movimentos com o seu grupo? Entre em contato com a administração do Santuário, que ficaremos muito felizes em acolhê-los e atendê-los.

HORÁRIO DE VISITAS: das 6h às 18h é permitido  as visitas ao local das aparições de Nossa Senhora para orações.

Todas as sextas-feiras: Santa Missa às 18h, no Santuário e 01 e 02 de cada mês nos dias de peregrinações oficiais.

MISSAS DOMINICAIS NA PARÓQUIA E IGREJAS DE ITAPIRANGA

Primeiro Domingo

Sagrado Coração de Jesus às 18h;

Nossa Senhora de Nazaré às 19h30;

 

Segundo Domingo

São José às 08h;

Santa Luzia às  18h;

 

Terceiro Domingo

Santo Antônio às  08h;

Santa Rita às  18h;

Nossa Senhora de Nazaré às 19h30;

 

Quarto Domingo

Santa Clara às 08h;

Santa Ana às 18h;

Nossa Senhora de Nazaré às 19h30;

 

 

No caso de sacerdotes terem a necessidade de celebrar a Santa Missa, a administração do Santuário deve ser previamente avisada, para as devidas providências:

ARRPI(92) 3343-9540 / 99324-5792.

 

email: arrpi@yahoo.com.br  

           itapiranga0205@gmail.com

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO: das 8h às 17h.

É proibido a entrada de homens, mulheres e jovens com camisetas, bermudas, shorts, roupas de banho, curtas, decotadas, transparentes e minisaias. O Santuário é a casa de Deus, um local de oração, de silêncio e de respeito, não um local de passeio. Pedimos aos visitantes que tenham respeito, pudor e modéstia ao visitarem os locais onde a Santíssima Virgem apareceu com seu Divino Filho Jesus e São José.

YouTube channel